Eugène Delacroix - "A liberdade guiando o povo" - 1830






15 de out de 2010

O legado de Lula



 
Sei que deve ter muita gente que torce o nariz só de ler o título deste post; "mas que legado?". Em verdade lhes digo que Lula deixou um vasto legado ao povo brasileiro, sendo a maior parte dele um legado negativo. Dentro desta herança negativa, dou destaque a alguns:

  • Banalização da corrupção;
  • A certeza de que todos são iguais perante a lei, com exceção de alguns que são mais iguais;
  • Ele, Lula, por ter um suposto índice de aprovação alto, está dispensado de cumprir qualquer lei do país;
  • O Estado pertence ao partido e deve ser ao partido;
  • Crimes cometidos por amigos são desvios leves de conduta, crimes cometidos por inimigos são puníveis com apedrejamento;
  • Aliados servem para ser usados enquanto servem para alguma coisa, e depois descartados como lixo, e se voltarem a ter alguma utilidade no futuro podem ser novamente bajulados (vide Ciro),
Na verdade, esta lista seria interminável, e não pretendo fazer um texto muito longo.
Mas não gostaria de me apegar apenas as coisas ruins que o Lula deixou para o nosso país. Parei para refletir sobre as coisas boas, e confesso que depois de muito tempo buscando pela memória alguma coisa boa, me apareceram apenas duas:

  1. Nada;
  2. Ter resistido à tentação do terceiro mandato.

Explico: o primeiro legado positivo de Lula foi não ter feito nada. Ele manteve exatamente a mesma política econômica do governo tucano, apenas colhendo os frutos do que foi plantado nos oito anos anteriores. Mesmo nas políticas sociais, ele surrupiou todas as idéias já existentes anteriormente. Então, não ter feito nada, e estragago o mínimo possível o bom serviço prestado por FHC, foi o primeiro grande legado "positivo" de Lula. Com relação ao segundo, temos que admitir que deva ter sido um esforço sobre-humano para aquele pequeno Narciso travestido de presidente. Ou alguém duvida que se ele tivesse estralado o dedo dando OK, teria alguma dificuldade para alterar a constituição lhe garantindo mandatos seguidos, tal qual seu mentor Chavez? Se você reclama que Dilma é ruim, poderia ter sido pior. Agora é apoiar Serra, para que a partir de janeiro ele comece a "corrigir" o legado que Lula nos deixou.

 

Nenhum comentário: